Ícone do site GRR Contabilidade & Assessoria | Contabilidade em Porto Alegre

Planejamento estratégico, o que levar em conta para 2023?

O Que Levar Em Consideracao Para Desenvolver O Seu Planejamento Estrategico Para 2023 Blog (1) - GRR Contabilidade & Assessoria | Contabilidade em Porto Alegre

O que levar em consideração para desenvolver o seu planejamento estratégico para 2023

Tenha um planejamento estratégico efetivo para 2023 e alcance as suas metas estipuladas para o próximo ano 

É fundamental que as empresas comecem a planejar para o próximo ano antes do final do ano corrente. Por isso, antes de o ano chegar ao fim, deve-se avaliar tudo o que aconteceu até agora, avaliar tudo o que resta para ocorrer e, acima de tudo, estabelecer metas para o ano de 2023.

A fim de manter o negócio crescendo e sustentável, o planejamento estratégico é essencial — mesmo em tempos de rápidas mudanças. Esta estratégia se torna o guia da empresa para todas as suas decisões. 

Por isso, neste artigo, discutiremos o que levar em consideração para o seu planejamento estratégico e como começar a desenvolvê-lo para o próximo ano.

Por que fazer um planejamento estratégico para o próximo ano?

O significado de uma estratégia bem concebida é a clareza sobre o papel da empresa no mercado. Isto ocorre porque os objetivos são determinados em função da visão e dos valores futuros da empresa. 

Além disso, ao identificar variáveis internas e internas da empresa como parte do processo de planejamento, você será capaz de compreender melhor quais técnicas serão mais eficazes no crescimento de sua empresa em diferentes situações.

O que levar em conta no planejamento estratégico para 2023?

Para que seus planejamentos sejam desenvolvidos corretamente, é fundamental se atentar a alguns pontos internos e externos. Separamos pontos que devem ser considerados para o seu planejamento estratégico de 2023.

1. Situação atual 

É impossível criar uma estratégia de sucesso sem compreender o negócio em detalhes. Antes de iniciar o planejamento estratégico, é preciso entender a situação financeira, a reputação da marca no mercado, o desempenho dos processos e procedimentos e a qualidade das mercadorias, por exemplo. 

Identifique também quais são as possíveis ameaças e oportunidades que podem surgir durante o ano. Por exemplo, a análise SWOT é uma técnica que auxilia na avaliação do mercado. Também é fundamental avaliar o planejamento anterior para ver se há alguma pista sobre quais ações foram eficazes e quais não produziram os resultados desejados.

2. Objetivos estratégicos

A renovação das estratégias a cada ano é um dos elementos mais cruciais para se pensar, já que a cada ano há novos ciclos. A redefinição deve, portanto, incluir muitos “contras”. É importante ter um caminho claro e certo para os objetivos, e ter sempre um plano de reserva. 

O exemplo mais evidente que vimos no mercado foi a epidemia em 2020. Foi tão ruim que muitas empresas fecharam. Portanto, agora é o momento para redefinir os objetivos estabelecidos este ano e criar um plano estratégico para 2023 com vários cenários possíveis.

3. Plano de ação

Mesmo que o cenário seja imprevisível, é crucial que a empresa continue funcionando. Sua empresa deve estar pronta com soluções viáveis caso as coisas se tornem mais difíceis à medida que o mercado continua avançando a toda velocidade.

 Você pode construir planos de ação com dados concretos, uma vez que você conheça estas informações. Mesmo que um plano de ação não funcione na primeira vez, você pode recomeçar e fazer outro ciclo. 

4. Métricas de desempenho 

É impossível dizer se um plano está funcionando, ou se precisa de modificações únicas ou mais drásticas, sem métricas de desempenho. As métricas são as variáveis que fornecem feedbacks para ajustes. 

Rentabilidade, margem de lucro  líquida, padrões de tempo, eficiência, taxa de erro, são exemplos de métricas de desempenho; não há necessidade de ignorar as métricas, pois elas são essenciais para o planejamento estratégico.

5. Auxílio especializado 

Muitas incertezas surgem no dia a dia das empresas. Os gestores esperam contornar o contexto econômico e político em que residimos para sobreviver a mais um ano de altos e baixos. 

Com isso, ao buscar apoio especializado, você poderá ver todas as ações que sugerimos para seu planejamento estratégico, além de outras funções que funcionam em sua empresa. 

Portanto, para ter um planejamento estratégico bem-estruturado para 2023, conte com o nosso apoio! 

Podemos lhe fornecer assistência para a implementação, execução e continuidade do seu planejamento durante todo o ano de 2023.  Entre em contato conosco agora mesmo.

Fonte: Abrir empresa simples

CLIQUE AQUI PARA DESENVOLVER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EFETIVO PARA 2023!

Sair da versão mobile